Web Design: Design Adaptativo e Design Responsivo | Doutor Octopus

O que os web designers fazem?

O design da Web identifica os objetivos de um site ou página da Web e promove a acessibilidade para todos os usuários em potencial. Esse processo envolve a organização de conteúdo e imagens em uma série de páginas, integrando aplicativos e outros elementos interativos.

Os profissionais que realizam esse processo são chamados de web designers, e seu trabalho inclui as seguintes atribuições:

  • Selecionando fontes fáceis de ler;
  • Escolher esquemas de cores atraentes que também permitem fontes fáceis de ler;
  • Implementando a identidade de uma marca nas cores, fontes e layout;
  • Criação de um mapa da estrutura do site para garantir uma navegação intuitiva;
  • Colocação de imagens, logotipos, textos, vídeos, aplicativos e outros elementos;
  • Usando linguagens de codificação, como HTML e CSS, para criar layouts e estilizar páginas;
  • Criação de versões otimizadas de sites e páginas para visualização em desktop e em dispositivos móveis.

Existem dois métodos comuns de web design: design adaptativo e design responsivo. No design adaptativo, o conteúdo do site é criado usando tamanhos de tela padrão como moldura para o layout. No design responsivo, o conteúdo se move dinamicamente de acordo com o tamanho da tela. Os web designers usam as várias etapas do processo geral de web design para empregar esses métodos de design, dependendo das preferências e objetivos de seu cliente ou empregador para o site.

Web Design

Quais são os elementos do web design?

O processo de web design ou criação de site permite que os designers se ajustem a quaisquer preferências e forneçam soluções eficazes. Existem muitos componentes padrão de cada web design, incluindo:

  • Esquema
  • Imagens
  • Hierarquia visual
  • Esquema de cores
  • Tipografia
  • Legibilidade
  • Navegação
  • Contente
  • Móvel

Esquema

O layout do site é como o material é exibido em uma página. Escolher o layout é uma tarefa essencial para o designer. Deve ser simples, intuitivo e acessível. Web designers podem usar áreas em branco chamadas espaços em branco para organizar os elementos do site com designs baseados em grade para mantê-los em ordem.

Os designers podem criar layouts especializados para telas de desktop e dispositivos móveis. Sites compatíveis com dispositivos móveis são uma necessidade porque muitos visitantes acessam sites em seus celulares ou tablets.
Para garantir que um site esteja pronto para visitantes móveis, o designer pode usar um modelo responsivo que se adapta a diferentes tamanhos de tela ou uma aparência somente para celular que será ativada quando um dispositivo não desktop se conectar ao site. Um layout consistente entre os suportes contribui para a confiança dos visitantes.


Imagens

Imagens são ilustrações, gráficos, fotografias, ícones e outros utilizados para fornecer informações complementares ao texto. Para criar o efeito desejado, os designers podem escolher imagens que se complementem e a marca que o site representa.


Hierarquia visual

Hierarquia visual é a ordem em que o usuário processará as informações no site. O designer o cria aplicando um padrão visual ao site. O padrão visual é a forma como o design direciona os olhos e comportamentos dos visitantes.
Por exemplo, F-Patterns ou Z-Patterns enfatizam a seção horizontal superior do seu site, onde a maioria dos designers coloca a navegação e o logotipo da marca e, às vezes, uma caixa de pesquisa. São elementos que inspiram a interação do usuário e o reconhecimento da marca.


Esquema de cores

O esquema de cores é uma combinação de cores que está em harmonia com a marca e a indústria que representa. Para conseguir isso, eles escolherão uma cor dominante e algumas outras para criar uma paleta. Uma paleta de cores pode ser monocromática (diferentes tons de uma mesma cor), análoga (cores próximas umas das outras) ou complementares. Os designers também consideram quais cores os usuários são mais propensos a serem atraídos.


Tipografia

A tipografia é o estilo ou fonte do conteúdo escrito. Web designers escolhem um ou uma combinação que seja atraente e fácil de ler. Para fazer a melhor escolha, eles devem escolher uma fonte que corresponda ao público-alvo. Alguns sites podem ser melhores em fontes com serifa, enquanto outros podem usar fontes sem serifa, dependendo do setor, finalidade e usuário típico do site.


Legibilidade

Legibilidade é quando o texto do conteúdo é fácil de ver e ler em uma página da web. O texto do site deve ser legível porque os visitantes geralmente gastam pouco tempo nele e devem encontrar as informações rapidamente. Os designers podem conseguir isso selecionando um tamanho e pixel apropriados para o texto. O contraste entre o texto e as cores de fundo do site também melhora a legibilidade.


Navegação

Os elementos de navegação são as ferramentas que permitem aos usuários escolher para onde querem ir dentro de um site. Podem estar presentes no cabeçalho, corpo e rodapé do site, dependendo do layout e estrutura do site. Esses elementos são essenciais, pois direcionam os visitantes para as informações que desejam o mais rápido possível.


Os designers podem escolher uma variedade de designs e layouts de navegação, como usar um botão que oculta e revela menus de navegação. Eles também podem incorporar setas de um clique e outros botões que direcionam os usuários de volta ao topo de uma página, a uma área específica de uma página ou a outra página inteira.


Conteúdo

Conteúdo é toda a informação disponível no site. É um elemento fundamental porque os visitantes querem obter informações rapidamente. Quando o site se comunica com clareza e chama a atenção dos leitores, é mais provável que os converta em consumidores. O designer pode conseguir isso usando o tom apropriado e fornecendo as informações corretas em todo o site, incluindo as páginas "Sobre" e "Contato".