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Marketing local - Pense globalmente, anuncie localmente

Estratégias de Marketing Local para o Sucesso.

Para muitas empresas, seus esforços de marketing precisam atingir um público local. Aqui estão algumas estratégias de marketing local para pequenas empresas.

O marketing local refere-se a estratégias que visam públicos regionais próximos ao seu negócio.

O marketing local é especialmente eficaz para empresas vinculadas a um local físico, como restaurantes, lojas de varejo e consultores profissionais.
Fazer a estratégia de marketing local da sua pequena empresa decolar é rápido, fácil e gratuito; essas dicas irão ajudá-lo a melhorar seus esforços de marketing local imediatamente.

Este artigo é para proprietários de pequenas empresas que desejam implementar estratégias de marketing local para atingir públicos-alvo próximos ao local de sua empresa.

O marketing local é um elemento essencial de uma estratégia de marketing mais ampla para pequenas empresas, pois pode colocar sua marca na frente de um público local mais amplo que provavelmente patrocinará sua empresa em um futuro próximo. Mas o que você pode fazer como empreendedor para melhorar o alcance de sua pequena empresa com um público local?

Que tipos de negócios se beneficiam do marketing local?

Muitas empresas podem se beneficiar do marketing local, mas existem alguns tipos de negócios para os quais o marketing local é absolutamente necessário. Os restaurantes são um bom exemplo porque são locais físicos que oferecem serviços de jantar, retirada ou entrega. Por natureza, um restaurante está preso à sua localização física.

Outro bom exemplo de empresa que precisa de marketing de loja local é uma loja de varejo. Embora até mesmo pequenas operações de varejo tenham lojas de comércio eletrônico hoje em dia, o marketing local pode aumentar o tráfego de pedestres da loja e o reconhecimento da marca local. Isso é especialmente importante para pequenas lojas de varejo que competem com grandes redes.

Da mesma forma, serviços profissionais como escritórios de advogados e contadores devem empregar uma estratégia de marketing local. Embora possa ser mais apropriado lançar uma rede regional para esses serviços, é fundamental que os consultores profissionais se conectem com um público amplamente local. 

Existem algumas exceções notáveis a essa regra, como empresas de marketing digital, que geralmente operam totalmente digitalmente. No entanto, nada supera uma consulta presencial.

Embora existam muitas empresas que precisam de uma estratégia de marketing local, outros tipos de empresas também devem considerar a implementação do marketing local. Só porque uma estratégia local não é sua prioridade, não significa que você não pode colher os benefícios de capturar um público mais amplo na cidade ou região onde sua empresa está sediada.

Conclusão importante: todas as empresas podem se beneficiar do marketing local, mas algumas – como restaurantes ou lojas de varejo que dependem do tráfego de pedestres – exigem uma estratégia de marketing local.

Estratégias de Marketing Local para o Sucesso

11 estratégias de marketing local que você pode começar hoje

O marketing local começa com algumas etapas fáceis de implementar que você pode começar hoje. Aqui estão algumas ideias rápidas e simples para melhorar o marketing local da sua empresa.

1. Otimize seu site (e localize-o)

otimização do site é fundamental para direcionar o tráfego, mas seu site está otimizado para usuários locais? Você não deve apenas seguir as práticas recomendadas de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), como empregar pesquisa de palavras-chave para informar o conteúdo do site, mas também garantir que seu site ofereça uma experiência. 

Mais da metade do tráfego que chega aos sites vem de dispositivos móveis. Se você tem um site que é bom e simplificado, com texto grande para ler em uma tela pequena e botões grandes para clicar facilmente, será mais fácil atrair negócios locais.

Além dessas observações – que são fundamentais para qualquer estratégia de marketing digital – seu site também deve ser localizado. Isso significa determinar palavras-chave e frases-chave com base no SEO local – pergunte a si mesmo: “O que o mercado local está procurando no Google?” Uma boa regra é mencionar frequentemente sua comunidade ou comunidades próximas.

Você pode melhorar ainda mais seus insights locais de SEO aproveitando ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave como Google AnalyticsGoogle Trends e Google Search Console para informar com precisão quais termos locais você deve incorporar. 

Quanto mais você otimizar seu site para pesquisa local, mais clientes locais provavelmente acessarão suas páginas da web.

2. Atualize as tags de título e meta descrições

Outra consideração de SEO a ter em mente é se as tags de título e os metadados do seu site estão atualizados.

Existem algumas partes diferentes dos metadados, mas a maioria das pessoas só precisa se preocupar com a meta descrição e a tag de título.

A tag de título refere-se aos 60 caracteres que os usuários do mecanismo de pesquisa veem na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). Manter uma tag de título relevante para sua marca e localização, mas com menos de 60 caracteres, é ideal.

A meta descrição tem menos probabilidade de influenciar a classificação de pesquisa, mas pode melhorar as taxas de cliques ao sinalizar aos usuários precisamente que tipo de informação eles podem encontrar na página da web.

Os dados mostram que uma meta descrição de qualidade … pode ajudar na taxa de cliques. Por outro lado, para um negócio como um restaurante que deseja que as pessoas liguem, ter um número de telefone na meta descrição é enorme. As meta descrições sempre devem ter 160 caracteres ou menos.

3. Configure páginas de destino locais para todos os locais de sua empresa

Se sua empresa tiver vários locais, crie uma página individual para cada local em seu site para promover seus esforços de localização.
Muitas vezes haverá empresas com vários locais diferentes, mas elas não incluem páginas com informações sobre esses locais diferentes em seu site. Essas páginas devem incluir cada local, instruções sobre como chegar lá e quais são os horários das lojas.

As páginas devem incluir conteúdo específico sobre o seu negócio. Por exemplo, um corretor de imóveis com sede no Parque Olímpico, Mogi das Cruzes, não deve apenas listar em seu site que é um agente de imóveis. Em vez disso, incluir a frase-chave agente imobiliário líder no Parque Olímpico sinaliza para os mecanismos de pesquisa onde o agente está baseado e ajuda a fornecer resultados para um público local. 

Ele também considera como as pessoas estão procurando por agentes imobiliários; eles não querem apenas qualquer um, eles querem os melhores ou líderes agentes imobiliários.

4. Reivindique sua listagem do Google Meu Negócio

Uma das estratégias de marketing local mais fáceis e eficazes que você pode empregar imediatamente é reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio. O Google Meu Negócio fornece aos usuários do mecanismo de pesquisa informações como sua localização, horário de funcionamento, direções, informações de contato e mais diretamente no SERP.

Você também deve reivindicar listagens locais em outros sites de terceiros, como a lista amarela. Quanto mais lugares os usuários encontrarem sua empresa (juntamente com as informações de localização), melhor será o sucesso do marketing local.

5. Otimize as páginas de mídia social

O marketing de mídia social é extremamente importante quando se trata de marketing online local. Assim como seu site, suas páginas de mídia social devem ser otimizadas e localizadas. 

Isso significa fornecer informações atualizadas, como a localização da sua empresa, informações de contato e horário de atendimento. Também significa manter uma conta de mídia social ativa. Você pode pré-agendar postagens de mídia social usando ferramentas como Meta.

Do ponto de vista das pequenas empresas, a mídia social gira em torno da comunicação sobre negócios, reaberturas ou promoções. Muito disso é apenas gerenciamento de reputação.

6. Incentive avaliações positivas de usuários e engaje online

Incentive seus clientes satisfeitos a deixar comentários positivos on-line, seja no Google Reviews, Facebook, Instagram ou em outro lugar. Você pode até incentivá-los a deixar comentários positivos com descontos ou promoções, como rifas ou brindes.

Você também deve gastar tempo respondendo aos comentários que seus clientes deixam online. Sempre seja sincero e evite copiar/colar respostas genéricas.

Na maioria das vezes, responda às pessoas com autenticidade, humildade e honestidade – seja uma crítica negativa ou positiva. Defina uma hora por semana apenas para passar, responder e garantir que não seja apenas uma resposta padrão e genérica. Os usuários ficam desanimados com isso e sentem que não são ouvidos.

7. Organize ou patrocine eventos da comunidade local

O marketing digital é muito bom, mas construir uma ponte do mundo real entre seu público e sua marca é inestimável. Considere patrocinar ou hospedar um evento local sempre que possível para aumentar a visibilidade da marca em sua comunidade local. 

Essa também é uma ótima maneira de obter cobertura da imprensa local, o que aumenta suas chances de ser encontrado online por um público local.

8. Utilize marketing por e-mail localizado

As estratégias de marketing por e-mail têm alguns dos custos mais baixos entre muitas das estratégias de marketing disponíveis para você. A maior parte do custo está associada à obtenção de endereços de e-mail valiosos. Infelizmente, não há nada em um endereço de e-mail que diga onde o usuário está localizado; existem técnicas de coleta de e-mail que você pode começar a usar para filtrar os usuários por local. 

A técnica mais fácil é ter uma ficha de inscrição em sua loja – de preferência no caixa – ou em estandes ou eventos que você patrocina para que os consumidores interessados a vejam e se inscrevam para receber atualizações e promoções suas.

9. Tente uma campanha de mala direta

A mala direta é um método muito mais barato de atingir clientes do que parece. O que você paga em selos pode ser recuperado ao não pagar por listas de mala direta e direcionamento profissional. Frequentemente, você pode segmentar os principais dados demográficos observando os bairros que se encaixam nos dados demográficos do seu público-alvo.

10. Faça parceria com outras empresas locais

A parceria com outras empresas pode ser uma ferramenta poderosa. Essas alianças podem multiplicar o alcance total de ambas as empresas. Isso funciona melhor quando você encontra empresas com valores e objetivos semelhantes (e que não competem diretamente com a sua empresa).

Você e suas empresas parceiras, por exemplo, podem co-patrocinar eventos. Você pode trabalhar em conjunto com seu conteúdo de SEO para garantir um relacionamento mutuamente benéfico. Você também pode vincular um ao outro; e quando essas estratégias são seguidas, todo esforço que você coloca na divulgação é multiplicado pelos esforços de seus negócios parceiros.

11. Localize anúncios pagos

Grupos de publicidade podem filtrar anúncios por localização e IP. Os anúncios podem ser direcionados para usuários locais, e esse recurso é usado pelo Google, Facebook e outros anunciantes digitais.

Fora da publicidade digital, os anúncios pagos localizados ainda são úteis. Jornais locais, spots de rádio, cinemas e patrocínios locais são algumas das melhores maneiras de promover sua marca para os consumidores locais.

Conclusão importante: otimizar seu site e a presença na mídia social com informações de localização e garantir que suas listagens do Google estejam atualizadas são apenas algumas maneiras de tornar mais fácil para os locais encontrarem sua empresa.

Pense globalmente, anuncie localmente

Quando se trata de otimizar suas propriedades digitais para um público local, há muito que você pode fazer com pouco ou nenhum custo para o seu negócio.

Configurar um site otimizado e localizado, dar às suas páginas de mídia social o mesmo tratamento e reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio são os melhores lugares para começar. A partir daí, passe algum tempo engajando seu público local tanto online quanto no mundo real. Responda às críticas e organize eventos baseados na comunidade para aumentar sua visibilidade e criar um vínculo mais forte entre sua marca e seu público.

Quer você administre uma empresa que depende absolutamente do engajamento local ou simplesmente queira melhorar seu marketing local, essas táticas são fáceis, acessíveis e eficazes.

Veja que tipo de destaque sua empresa pode causar em sua comunidade implementando essas estratégias de marketing local hoje.

Conclusão principal: Muitas estratégias de marketing local são gratuitas para implementar e podem ser facilmente realizadas. Comece atualizando seu site e listagens on-line com a localização da sua empresa.