O que SandBox do Google?

No popular é a uma espécie de geladeira, onde um determinado domínio novo fica em hibernação e que precisa passar um tempinho em observação pelo sistema do Google, a fim de evitar possíveis sites spam até que seja avaliado como válido ou não.
Você já deve ter se perguntado por que alguns sites aparecem do nada e ficam entre as primeiras posições, para evitar isso o Google faz esses domínios entrarem na geladeira para combater as técnicas artificiais não lícitos para a palavra-chave, conteúdos duplicados e compra de links, a prática de blackhat, são alguns dos fatores que provocam o Sandbox.
O problema é que quando uma empresa coloca um novo site no ar, ele pode acabar indo para o Sandbox e não se sabe por quanto tempo ficará por lá (estima-se entre 3 a 6 meses).

O Google Sandbox pode ser evitado?

Real ou não, pode prejudicar visivelmente suas classificações. Se você lançou recentemente um site e ele foi indexado há apenas alguns meses ou se você não tem muitos backlinks de alta qualidade, você se enquadra no grupo de risco Sandbox. A boa notícia é que isso pode ser facilmente evitado. Aqui estão três coisas que você precisa fazer para evitar a penalidade:

Crie conteúdo de alta qualidade relacionado ao seu negócio para mostrar ao Google que você sabe do que está falando e que é uma autoridade em seu nicho.

Evite adquirir um grande volume de backlinks em um curto período de tempo - você não quer parecer um “chapeleiro preto”.

Não tente muito! A otimização de mecanismos de pesquisa é ótima, mas você precisa saber o limite. Não use sua palavra-chave foco mais do que 0,5% a 2% do número total de palavras. Por exemplo, para um artigo de 1000 palavras, a palavra-chave não deve aparecer mais de 5 a 20 vezes.

otimizacaositesp | Doutor Octopus

Ao falar sobre a importância da idade do domínio, Matt Cutts disse em 2010:

Minha resposta é não se preocupar tanto. A diferença entre um domínio com seis meses e um ano de idade não é tão grande assim. Então, desde que você esteja por aí há pelo menos alguns meses, você devem ter certeza de que é capaz de aparecer nos resultados da pesquisa. Matt Cutts

Existem duas maneiras pelas quais o Sandbox está tornando essas práticas de blackhat mais difíceis:

Quando um novo site é colocado no Sandbox, os especialistas em SEO blackhat são forçados a esperar meses até descobrir se seu esquema realmente funcionou. Caso não funcione, eles levarão alguns meses adicionais para experimentar outra técnica de brecha. Isso também torna impossível para um site totalmente novo com milhares de backlinks de baixa qualidade ultrapassar sites legítimos e confiáveis.
Ao criar esse período de experiência, o Google simplesmente ganha tempo para determinar algoritmicamente quaisquer esquemas de construção de links antes que eles realmente afetem os resultados da pesquisa. Então, enquanto um site SEO de blackhat cheio de backlinks falsos está na Sandbox, o Google descobre o truque e ajusta seu algoritmo para ignorar esses links.

Siga a Doutor Octopus nas redes sociais