Otimização Onpage ou SEO dentro da página

A otimização onpage refere-se a todas as medidas que podem ser tomadas diretamente no site para melhorar sua posição nos rankings de busca. Otimizando o conteúdo ou melhorando a meta descrição e as tags de título.
Não existe um fluxo de trabalho padrão para a otimização de site onpage. No entanto, a análise e as medidas de implementação devem ser tão abrangentes quanto possível, para garantir que todas as oportunidades sejam exploradas para melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa.

foto de otimização onpage | By VadimVasenin - Crello

Otimização técnica

Velocidade do servidor

Como os tempos de carregamento do site são considerados pelos mecanismos de pesquisa como parte de sua avaliação para fins de classificação, acelerar os tempos de resposta do servidor é uma parte importante da otimização onpage.

Código fonte

Um código-fonte eficiente pode contribuir para melhorar o desempenho do site. Seções de código sem usos removidos podem acelerar e tornar mais fácil para o Googlebot indexar o site.

Conteúdo

Não se refere apenas a elementos visíveis na tela, como textos e imagens. Também inclui elementos que são inicialmente invisíveis, como alt-tags ou meta informações.

Texto

O objetivo da otimização de sites em texto deve ser sempre criar um texto que não seja apenas construído em torno de uma palavra-chave, mas que cubra combinações de palavras-chave da melhor maneira possível.

Elementos de texto estrutural

Isso cobre o uso de parágrafos ou listas de marcadores, tags de título h1, h2, h3... e negrito ou itálico em elementos de texto ou palavras individuais.

Gráficos

Todas as imagens são elementos de conteúdo importantes que podem ser otimizados. Eles podem ajudar a aumentar a relevância do conteúdo e as imagens bem otimizadas podem ser classificadas por conta própria na pesquisa de imagens do Google. Muito do que se aplica a imagens também se aplica a vídeos.

Meta-tags

Meta títulos, como um elemento de página relevante para classificações, e meta descrições, como um fator indireto que impacta a CTR nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, são dois componentes importantes da otimização onpage. Mesmo que não sejam imediatamente visíveis aos usuários, eles ainda são considerados parte do conteúdo porque devem ser otimizados junto com os textos e imagens.

Links internos e estrutura

Os links internos podem ser usados para guiar a visita de um bot ao seu domínio e também para otimizar a navegação para usuários reais.

Menu

O objetivo aqui é estruturar menus cuidadosamente e garantir que a hierarquia de um site não contenha mais do que quatro níveis. Quanto menos níveis houver, mais rapidamente um bot será capaz de alcançar e rastrear todas as subpáginas.

Vinculação interna

Isso determina como o link juice é gerenciado e distribuído em um domínio e pode ajudar a aumentar a relevância de uma subpágina em relação a uma determinada palavra-chave.

Canonização

Maneiras de evitar conteúdo duplicado incluem o uso apropriado de tags canônicas existentes e / ou atribuição de páginas com um atributo noindex.

Estrutura do URL

Este aspecto envolve verificar se URLs amigáveis ao mecanismo de pesquisa estão sendo usados e se os URLs existentes estão logicamente relacionados entre si.

Foco

As páginas que não contêm nenhum conteúdo particularmente útil e podem ser consideradas sem sentido para o índice do Google, deve ser marcado com a metatag de robôs “noindex”, o que impedirá que sejam incluídas nos resultados da pesquisa.

Design

Um fator importante no webdesign hoje é a usabilidade. Evite elementos em movimento, opte por elementos fixos.

Otimização para celular

Isso significa adaptar o conteúdo da área de trabalho de um site para que possa ser facilmente acessado e visualizado em dispositivos móveis como smartphones ou tablets.

Tamanhos de arquivo

Imagens ou gráficos muito grandes podem aumentar drasticamente o tempo de carregamento de uma página, evite criar uma imagem com 1600px e o espaço for para uma imagem de 560px isso fará o navegador levar mais tempo para carregar sua página.

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