Criação e desenvolvimento de logomarca

criação de logomarca

Diferença de marca e ícone

Vamos explicar, todos pensam em um desenho, efeitos de degradée etc.
Para uma logomarca ser eficiente ela de ser de fácil memorização, vou dar um exemplo:
Nike, Apple e Amazon elas são de poucos elementos, poucas cores, de fácil memorização e aplicações diversas, nestes casos o menos é mais.

Criação de logomarca

Para uma logomarca ser eficiente o cliente deve ter em mente que não é da noite para o dia, é essencial que ele forneça um briefing para a criação, e depois da ideia inicial criada, a Doutor Octopus vai analisar e pesquisar na internet antes de apresentar para não ter surpresas como de plágio sem intensão. Isso faz com que uma marca (logo ou logotipo) não seja algo rápido.
Uma logomarca criada deve ter seu valor agregado: qualidade, sofisticação, modernidade, versatilidade, agilidade, etc., mas tudo isso está aliada ao processo ou psicologia das cores, tipografia, além de diversos conceitos aplicados à criação de logomarca, trazem fundamentação teórica e técnicas aplicadas às melhores ideias até chegarmos em uma opção que na nossa opinião é ideal ao cliente. Finalizamos então essas propostas e enviamos para aprovação.

desenvolvimento de logomarcas

O que é um brief de design?

Resumindo, é um documento que ajuda a definir o que a logomarca representará. Um resumo básico cobrirá o seguinte:


  • Objetivos
  • O projeto tem objetivos específicos que deve cumprir para ser considerado um sucesso.

  • Entregáveis
  • Quais são os produtos que serão esperados na conclusão do projeto.

  • Cronograma
  • Há expectativas de que o projeto seja concluído em um determinado período de tempo.

  • Partes interessadas no projeto
  • Quem está envolvido na tomada de decisão do projeto.

  • Público-alvo
  • Em qual segmento da população a logomarca deve ressoar.

  • Perfil do produto ou da empresa
  • Qual é a finalidade do produto ou da empresa.
    Que valor eles trazem para as pessoas.

  • Declaração de posicionamento da marca
  • Qual é o núcleo da promessa da marca aos consumidores e como ela se vê em relação aos concorrentes.

  • Orçamento e pagamento
  • Orçamento do projeto e como os pagamentos serão tratados


Direção de arte

Assim que a pesquisa visual estiver concluída, os designers devem conduzir os clientes por pelo menos uma rodada de direção de arte. Este é o momento de destilar a pesquisa visual.

Criação de logomarca

Do conceito à realidade desenvolvimento de logomarca

Com mais e mais empresas e produtos competindo pelo reconhecimento do mercado on-line e off-line, um logomarca bem desenhado é uma vantagem comercial que capta a atenção dos consumidores e representa os valores essenciais de uma marca à primeira vista. Uma boa logomarca é mais do que um ícone genérico; é a personificação do que uma empresa representa.


Desenvolvimento de logomarca de marca moderna

É sempre revigorante ver uma logomarca que corresponda ao espírito de uma empresa, mas chegar à solução certa envolve muito tempo, habilidade e experiência. Um processo de design cuidadoso é a chave para desenvolver uma logomarca eficaz e criativa.


desenvolvimento de logotipo
Características de uma logomarca de sucesso

Embora seja importante seguir um processo de design de logomarca testado e comprovado, primeiro deve haver uma compreensão clara do que torna uma logomarca bem-sucedida. A tela em branco que existe no início de um projeto de design de logomarca não é uma licença para excesso criativo. Para que uma logomarca seja um bom embaixador da marca, ele deve seguir alguns princípios confiáveis.

Seguir os cinco princípios do sistema SMART permite que empresas e produtos se destaquem em um mercado lotado e formem conexões duradouras com o público.

  • Simples: facilite o entendimento e a identificação.
  • Memorável: uma boa logomarca deve ser distinta o suficiente para ser memorável.
  • Ageless: As melhores logomarcas são atemporais e sobrevivem às mudanças de tendências.
  • Confiável: flexibilidade e escalabilidade são essenciais para usar uma logomarca em diferentes plataformas, mídias e tamanhos.
  • Pensativo: cada detalhe de uma logomarca deve ser considerado e aprimorado para simbolizar efetivamente a qualidade e a utilidade de uma marca.

Logomarca em várias escalas

As logomarcas devem ser projetadas com muitos casos de uso em mente. Por exemplo, uma logomarca de uma companhia aérea precisa funcionar como um ícone minúsculo em um aplicativo móvel, ao mesmo tempo que parece bom em uma escala muito grande na cauda de um avião.

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