Você está comigo agora, certo? As ferramentas de otimização de sites são essenciais para gerar tráfego e convencê-lo a converter em suas ofertas.
Mas quais ferramentas você deve usar? Veja uma lista útil de ferramentas que você não pode – ou não deve – conduzir seu marketing sem.

1. GTmetrix

Em janeiro de 2018, o Google anunciou seu Speed Update. De acordo com o anúncio do blog, a atualização adicionaria velocidade móvel à lista de fatores de classificação do mecanismo de busca.

gtmetrix
Por causa dessa atualização, a velocidade de carregamento da página do seu site afetará suas classificações em computadores e dispositivos móveis.
Tão importante quanto isso, as páginas que carregam lentamente – seja em dispositivos móveis ou computadores – contribuem para altas taxas de rejeição . As pessoas não ficam sentadas esperando o carregamento de uma página lenta. Eles simplesmente vão para outro lugar.
A partir desses dados, podemos supor que os tempos de carregamento da página afetam os dois aspectos da otimização do site: tráfego e conversões.
O GTMetrix oferece uma ferramenta incrível de otimização de sites que pode ajudá-lo a determinar a rapidez com que sua página é carregada e o que você precisa fazer para corrigi-la.
Basta inserir o URL do seu site na barra de pesquisa e clicar em “Analisar”. Levará alguns segundos para exibir seus resultados. Você obtém uma tonelada de informações apenas executando esta análise gratuita.

2. Google Search Console

Você deve se lembrar das Ferramentas do Google para webmasters. Agora é chamado de Google Search Console. Quando se trata de ferramentas gratuitas, você não encontrará informações mais abrangentes em nenhum lugar sobre o desempenho do seu site.
Assim como outras ferramentas de otimização de sites, o GSC analisa seu site e ajuda você a melhorá-lo para obter uma classificação melhor e aumentar as conversões.
Tudo o que você precisa fazer é adicionar seu site (chamado de “propriedade”) ao GSC e verificá-lo em seu site instalando um código. É apenas um pequeno trecho de HTML.
Depois de instalado, o Google Search Console começa a coletar informações. Ele informará quanto tráfego você está recebendo, por exemplo, e de onde esse tráfego está vindo. Você também pode usá-lo para encontrar sua taxa de rejeição, sites de referência e muito mais.

3. Crazy Egg

Não existe um protocolo de otimização de site definido. Se houvesse, você não precisaria de ferramentas de otimização de sites. Em vez disso, você precisa descobrir o que funciona para seu site, público e modelo de negócios. Crazy Egg permite que você colete informações na forma de relatórios de comportamento do usuário, cada um dos quais fornece uma tonelada de dados.

4. Yoast SEO

É um plugin útil que garante que você esteja cobrindo suas bases de SEO toda vez que criar uma nova postagem de blog ou página para seu site. Basta instalar o plugin no seu site WordPress e ativá-lo. Você obtém acesso imediato aos seus recursos. Toda vez que você cria um novo post ou página, o Yoast lhe dará uma pontuação de SEO e uma pontuação de legibilidade.

5. Moz

A ferramenta mostra quaisquer problemas que possam impedir que o Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa rastreiem seus sites, e você pode usar o Moz para receber alertas sobre problemas urgentes do site que podem prejudicar seu tráfego ou classificações.

6. Ahrefs

Um backlink é um link de outro site que vai para uma página do seu site. Quando você tem mais backlinks, o Google interpreta seu site como tendo mais valor. Consequentemente, seus rankings melhoram. Ahrefs ajuda você a analisar seus backlinks. Mais importante, ele também mostra os backlinks de seus concorrentes, para que você possa pesquisar links quebrados ou irrelevantes e solicitar que essas publicações vinculem ao seu site.

7. Ubersuggest

Ele permite que você encontre links quebrados para que você possa corrigi-los com um redirecionamento ou alguma outra solução. O Screaming Frog também possui uma ferramenta de auditoria de redirecionamento e uma ferramenta que permite encontrar automaticamente conteúdo duplicado.


ubersuggest

O incentivo para otimizar seu site para atender ou exceder “Bom” Core Web Vitals tem tudo a ver com a classificação do mecanismo de pesquisa. Na verdade, o Google planeja mostrar um selo ao lado dos resultados de pesquisa que passam na avaliação Core Web Vitals, para informar aos usuários que eles podem esperar uma boa experiência nessas páginas. É aqui que sua pontuação no ranking será crítica.
Para garantir que seu site seja otimizado para atender aos padrões de 2022, faça uma revisão do seu site. Uma revisão ajudará a avaliar o estado atual do seu site e identificar as páginas que precisam ser atualizadas. Além disso, use o feedback da revisão do site para informar as otimizações da página, a fim de obter pontuações "Boas" em todos os três principais pontos vitais da Web para garantir que seu site continue a obter uma classificação alta. Por fim, continue monitorando, avaliando e otimizando a conformidade de seu site com as Principais Vitais da Web, reconhecendo que o Google pode implementar novos fatores de medição ao longo do tempo.